SEJAM BEM VINDOS

AGRADECEMOS A VISITA!!!!

"Escola é...o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...Escola é, sobretudo, gente,gente que trabalha, que estuda,que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
(“A Escola”, poema de Paulo Freire
)

sábado, 4 de abril de 2009

ALFABETIZANDO COM AS BOQUINHAS

Alfabetizar com as boquinhas consiste em um método fono-visuo- articulatório, tendo o intuito de reabilitar crianças que não se alfabetizam por meio de práticas apresentadas nas suas salas de aula, recuperanda a aprendizagem. Trabalho em uma sala regular e aplico o método e reconheço o crescimento da aprendizagem dos alunos. Paulo Freire nos orienta a termos rigorosidade metódica e acho que este é o caminho para a melhora na aquisição da língua escrita por alguns alunos.
Novas técnicas educacionais geraram insegurança em alguns professores. Alfabetizar com as boquinhas é um método prazeroso que trabalha a consciência fonológica. Para isso, pode-se trabalhar com poesias, fábulas, parlendas e obras de escritores consagrados, utilizando rimas, que contribuem para a construção de novos leitores.
O material apresentado aqui no blog faz parte do livro: Alfabetização com as boquinhas de renata Jardini e Patrícia Souza da Editora Pulso.
Este método foi apresentado pela fonoaudióloga Joice Araújo, que atendeu meu filho realizando fono terapia, mas com certeza pode ser usado na sala de aula regular com alunos em processo de alfabetização.



video
video
video

Um comentário:

Maria Paula Zucchetti disse...

Olá, gostei dos vídeos e gostaria de saber como conseguir para trabalhar com um grupo de alfabetizadoras. Obrigada...
Maria Paula

maria_paulaz@hotmail.com

Arquivo do blog

DEIXE SEU RECADO!!

Ocorreu um erro neste gadget

visitas online

Ocorreu um erro neste gadget