SEJAM BEM VINDOS

AGRADECEMOS A VISITA!!!!

"Escola é...o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...Escola é, sobretudo, gente,gente que trabalha, que estuda,que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém. Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
(“A Escola”, poema de Paulo Freire
)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CELEBRAÇÃO DE FORMATURA

Enquanto estou de recesso escolar, forçado, devido à epidemia, estou fazendo outras coisas. entre estas coisas uma muito especial, que é a celebração em agradecimento à Deus pela concretização de um grande sonho. foi muito especial, simples, como eu gosto, mas com um significado muito refortalecedor, independente do credo religioso que cada um trazia naquele momento.
Disponibilizo e compartilho este momento.
CELEBRAÇÃO DE FORMATURA:
12/08/2009
Ilda- Irmãos e irmãs, neste encontro celebrativo, demos graças a Deus que nos proporcionou a oportunidade de alcançar a busca pelo conhecimento. Desejamos que este momento seja um momento de reflexão e de acolhida à benção fraternal de Deus sobre nossa profissão. Desta forma, vamos nos recolher em nosso íntimo e verdadeiramente nos unir em oração.
A formatura que hoje comemoramos, não é o ponto de chegada, e sim uma etapa da caminhada, breve parada para a luta e o serviço.
Celebrar a formatura é celebrar a luz do Espírito que invade nossa mente, afugentando atitudes excludentes. É celebrar a libertação que em nós acontece quando nos deixamos possuir pela busca da sabedoria. É celebrar a esperança num futuro mais feliz e num mundo melhor. Que a luz da palavra de Deus e a força da fé que nos move e nos aproxima dos ensinamentos de Jesus Cristo, nos acompanhem e sustentem a caminhada de todos os formandos.
RITOS INICIAIS
Acolhida: Padre
ATO PENITENCIAL
PADRE: Irmãos e Irmãs, para que servem nossos estudos e nossos títulos? Para granjear dinheiro e honrarias ou para melhor servir?.....
Busquemos o perdão de Deus!
Ilda: Senhor, fonte de sabedoria e modelo de serviço, perdoai nosso comodismo e tende piedade de nós!
As: Senhor, tende piedade de nós.
Ilda: Cristo, mestre da verdade e exemplo de humildade, perdoai nosso orgulho e tende piedade de nós.
As: cristo, tende piedade de nós.
Ilda: Senhor, luz a iluminar o caminho da justiça, perdoai nossas injustiças e tende piedade de nós.
As: Senhor, tende piedade de nós.
Padre: Deus, que é nosso pai cheio de amor e de bondade, tenha compaixão de nós, perdoa nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Hino de louvor;
...
Oremos: Deus nosso pai, celebrando .... Amém!
RITO DA PALAVRA:
Ilda: A sabedoria está junto de Deus. A Ele é que devemos pedi-la. Para aprendermos a agir como ele: com amor e justiça.
Luciane:
Leitura do livro da sabedoria.
Salomão rezou a Deus dizendo: “ Deus de meus pais e senhor de misericórdia. Tu criaste tudo o que existe com a tua palavra. Com a tua sabedoria formaste o homem. Dá-me a sabedoria que está junto de ti, pois ela, que sabe tudo e compreende tudo, irá guiar-me sabiamente nos meus trabalhos e me protegerá.
Deste modo minhas ações te serão agradáveis. Tua sabedoria ensina os homens a respeito daquilo que é bom e agradável a ti. E é pela sabedoria que os homens que agem assim são salvos.”- palavra do senhor.
As: Graças a Deus.
Salmos:
Ângela: Como um jovem pode conservar pura a sua vida?
As: Ensinai-vos, senhor, vossos caminhos.
Ângela. De todo o coração vos procurei! Não deixeis que me afaste de vossos preceitos!
As: Ensinai-vos, senhor, vossos caminhos.
Ângela. No meu coração guardarei vossos mandamentos para não pecar contra vós.
As: Ensinai-vos, senhor, vossos caminhos.

EVANGELHO:
Padre: O senhor esteja convosco.
As; Ele está no meio de nós.
Padre: proclamação do evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
As: Glória a vós senhor!

Naquele tempo, Jesus disse ao povo: ”vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde o seu sabor, com que o salgaremos? Não serve para mais nada, e é jogado fora e pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade colocada sobre um monte. Nem se acende um lâmpada e se coloca debaixo de um móvel, mas sim no candelabro. Assim ela brilha para todos os que estão na casa.
Do mesmo modo brilhe a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas ações, possam dar glória ao pai que está no céu”.- palavra da salvação.
As: glória a voz, senhor!
Homilia!
ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA: (Preces)
Padre; Todos unidos, estudantes e professores, vamos rezar ao pai por todas as necessidades, entregando a ele nossas preocupações e nossos desejos.
Ana: Para que Deus recompense os esforços de nossos professores, sua dedicação, compreensão e solidariedade, e nos ilumine a viver nossa profissão, seguindo os ensinamentos de amor ao próximo, rezemos:
As: Senhor, escutai a nossa prece!
Veri: Por todos os formandos que recebem o fruto de seus esforços, de seu sono perdido, de suas caminhadas todos os dias, rezemos:
As: Senhor, escutai nossa prece!
Ana: Por nossos pais e por todos aqueles que ajudam os alunos em seus estudos, rezemos:
As: Senhor, escutai nossas preces!
Veri: Para que os formandos possam entender que de agora em diante devem ser mais luz, mais sal, mais vida na família e na sociedade, rezemos;
As: Senhor, escutai nossas preces!
Ana: Por todos aqueles que não tem ou tiveram a oportunidade de estudar, por aqueles que não tem meios de subsidiar seus estudos, rezemos:
As; Senhor, escutai nossas preces!
Veri: Por todos aqueles que depois de formados não encontram emprego ou não se adaptam em seus fazeres profissionais, rezemos:
As: Senhor, escutai nossas preces.
Ana: Pelos nossos governantes, para que promovam a cidadania de nosso povo, investindo todos os esforços numa educação gratuita e de qualidade, rezemos:
As; Senhor, escutai nossas preces!
Veri: Agradecemos a Deus pela recuperação da formanda Maristela, e por todos aqueles que buscam a cura confortados na fé e na palavra de Deus, rezemos:
As: Senhor, escutai nossas preces!
Padre: Deus de bondade. Nós agrademos de coração a conquista destes ...
Por nosso senhor Jesus Cristo, nosso senhor. As: Amém!
PAI NOSSO...

Oração: Cristina
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinarAprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
PARABÉNS...

PRECES FINAIS...

2 comentários:

Fernanda disse...

Ilda...
Venho por aqui desejar todo o sucesso do mundo!!!!
Sei sim que és uma excelente profissional e que todo o conhecimento adquirido durante o curso veio a acrescentar na tua jornada enquanto educadora....
Parabéns...
Tudo de melhor!!!!
SUCESSO
Beijos
Fernanda
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)

Ilda disse...

Obrigada Fernanda!! Procuro melhorar a cada dia. Bjos!!

Arquivo do blog

DEIXE SEU RECADO!!

Ocorreu um erro neste gadget

visitas online

Ocorreu um erro neste gadget